quarta-feira, 18 de maio de 2016



TROVADORISMO – 1ºA e 1ºB e 1ºC

Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Ela Sergio no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galaico-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.
A partir da segunda metade do século XII, Portugal começava a afirmar-se como reino independente, embora ainda mantivesse laços econômicos, sociais e culturais com o restante da Península Ibérica. Desses laços surgiu próximo à Galícia (região do norte do rio Douro), uma língua particular, de traços próprios, chamada galego-português.
A cultura trovadoresca refletia bem o panorama histórico desse período: as Cruzadas, a luta contra os mouros, o feudalismo, o poder espiritual do clero.
O termo Trovadorismo é derivado da palavra “trovador” que era como se denominavam os poetas em Portugal, correspondendo também ao termo “troubadour” que por sua vez era a forma provençal de designar os poetas no Sul da França. O trovador era aquele que “achava a música” adequada para o poema, já que a poesia trovadoresca deveria necessariamente possuir acompanhamento musical.
 Quantidade de Slides conforme cada tema

·      Definição de Trovadorismo com imagens; (2)
·     Contexto histórico com imagens; (2)
·     Definição e características da Cantiga de Amigo, com exemplos de cantigas e imagens; (4)
·     Definição e características da Cantiga de Amor, com exemplos de cantigas e imagens; (4)
·     Definição e características da Cantiga de Escárnio, com exemplos de cantigas e imagens;(4)
·     Definição e características da Cantiga de Maldizer, com exemplos de cantigas e imagens;(4)

Aplicativo para edição de slides

LibreOffice Impress – editor de apresentação 
fonte: Para título: 20 Texto: 12  

Links para auxilio na pesquisa:






ROMANTISMO BRASILEIRO – 2ºA e 2ºB

A natureza não se constituiu somente com mera paisagem. Para os artistas, ela se figurava como manifestação de um estado ou espírito, visto que significava e revelava um estado de ânimo. O romantismo foi dividido em três partes: 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração O movimento romântico foi feito pelo escravismo, que também feito dá burguesia para o mesmo. Atingiu religiosidade, idealização e ufanismo. A primeira geração foi chamada de infância, onde surgiram os movimentos. Onde originalizava o autor Gonçalves Dias, que incorporava nas suas obras o nacionalismo. Na segunda geração já se chamava de adolescência, onde atingia o Pessimismo, Escapismo e a Mal do Século. A poesia romântica transitará entre manifestações absolutamente tímidas e moldadas pelo amor platônico e idealizado e a critica sarcástica á sociedade. O poeta valorizava a mulher, principalmente ou Realidade. Os autores que estabeleciam na segunda geração foi Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela. O objetivo era descrever os males que assolam a sociedade brasileira. Conhecido como Condoreirismo, que simboliza a liberdade. O autor que estava presente na terceira geração foi Castro Alves. O lirismo amoroso usado por Castro Alves foi moldado por um erotismo incomum aos poetas românticos das gerações anteriores.


Quantidade de slides conforme cada tema

·         Romantismo no Brasil com imagens (1)
·         Contexto histórico com imagens; (2)
·         Gerações do Romantismo na poesia (1)
·         1ª Geração – Características, exemplos de poemas, autores e imagens e ilustrações representativas; (4)
·         2ª Geração – Características, exemplos de poemas,  autores e imagens e ilustrações representativas; (4)
·         3ª Geração – Características, exemplos de poemas, autores e imagens e ilustrações representativas. (4)

Aplicativo para edição de slides

LibreOffice Impress – editor de apresentação 
fonte: Para título: 20 Texto: 12  

Links para auxilio na pesquisa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário